PROJETO ARQUEOLÓGICO DO SOBRADO SILVA

• O inicio da etapa de Arqueologia foi dia 12 de dezembro, com as primeiras intervenções de acompanhamento da supressão vegetal, montagem do laboratório de campo, limpeza e quadriculamento da área só So

Assunto: Planejamento  |   Publicado em: 30/03/2023 às 07:54   |   Imprimir

PROJETO ARQUEOLÓGICO DO SOBRADO SILVA

A Administração Municipal através da Secretaria de Planejamento, Secretaria de Turismo e Secretaria de Obras, através da consultoria da empresa ARQUEL, estão procedendo com o Projeto de Prospecção e Monitoramento Arqueológico das Obras de Recuperação do Sobrado Silva, em atenção a legislação arqueológica nacional.
As obras no Sobrado compreendem duas etapas de intervenções: começando primeiro com as prospecções arqueológicas em subsolo para preparar o terreno para a etapa seguinte que ficará a cargo de outra equipe para a realização do restauro arquitetônico do Sobrado e da casa anexa.

O inicio da etapa de Arqueologia foi dia 12 de dezembro, com as primeiras intervenções de acompanhamento da supressão vegetal, montagem do laboratório de campo, limpeza e quadriculamento da área só Sobrado.
No mês de Janeiro, as prospecções arqueológicas concentraram-se na área interna do Sobrado. Também, neste mês, foi aberta uma série de 7 encontros bimestrais de atividades de Educação Patrimonial para a comunidade -- elaboradas pela Pedagoga da equipe, Laís Weyh -- sendo a primeira ação sediada na Câmara de Vereadores de São Nicolau para apresentação pública do projeto à comunidade.
No mês de Fevereiro, seguiu-se com as triagens laboratoriais e as inspeções em subsolo no lado externo do Sobrado, sendo que novos trechos de calçamento de tijolos e degraus de pedra foram identificados em subsuperfície.
No mês de Março, a equipe de ARQUEL, além da continuidade das pesquisas de campo e laboratório, realizou o 2° encontro bimestral de atividades de Educação Patrimonial do projeto - dessa vez, inaugurando uma série de jornadas de palestras em todas as escolas da rede estadual e municipal da cidade, começando pela Escola Estadual de Educação Básica Maria Seggiaro Hoffmann -- que prosseguirá com uma Gincana de estudos sobre o Sobrado Silva na escola. Em campo, a equipe arqueológica concentrou as inspeções na parte dos fundos do terreno para a instalação do Canteiro de Obras da empresa de restauro arquitetônico que venceu a licitação -- Estúdio Sarasá -- que já instalou seu aparato de campo para dar início ao projeto de restauro arquitetônico do Sobrado Silva.

IN MEMORIAM - O Projeto de Restauro do Sobrado Silva foi originalmente concebido pela finada Arquiteta e Urbanista Berenice Costa.
As obras de recuperação do Sobrado Silva, são uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Nicolau e ao congregar trabalhos conjuntos de equipes de arqueólogos e arquitetos efetua em harmonia o que reza a "Carta de Lausanne", que prega o trabalho conjunto desses profissionais, e outras ações interdisciplinares, para uma plena gestão de política de proteção integrada.