Capacitação da Defesa Civil

Aconteceu em Santo Cristo desde o dia 1 de outubro e se estendeu até o dia 3, curso de Capacitação das Coordenadorias Municipais da Defesa Civil da Regional 7 da Defesa civil do Rio Grande Do Sul. O objetivo do curso era capacitar os municípios frente a nova estrutura nacional criada pela legislação em vigor que prioriza a prevenção aos desastres para reduzir os investimentos em recuperação causados por adversidades climáticas e outros fenômenos. As principais explanações na capacitação trataram versam sobre o funcionamento e estrutura do Sistema Nacional de Defesa Civil, prevenção de desastres, transferência de recursos, legislação e cartão da defesa civil, sistema S2ID, análise preliminar de riscos/perigo, plano de contingência ente outros assuntos. De São Nicolau, estão participando o Coordenador Municipal da Defesa Civil, visando a preparação para enfrentamento de ações de prevenção e reparação de danos. Diante da nova legislação e após o presente curso, estará sendo elaborado o Plano Municipal de Contingência, e posterior a este, haverá concentração de esforços na elaboração de projetos visando liberação de recursos por parte do Ministério da Integração Nacional visando a prevenção e/ou redução de impactos de adversidades.

Por Jaqueline Ribeiro - Bióloga Departamento Meio Ambiente