PRIMEIRO CAFÉ DE CAMBONA EM SÃO NICOLAU.

• Confira.

Assunto: Eventos  |   Publicado em: 16/09/2021 às 10:04   |   Imprimir

São Nicolau, a Primeira Querência do Estado do Rio Grande do Sul, mantém viva as tradições dos tropeiros, trazendo o evento, um dos maiores do estado, famoso Café de Cambona, que foram realizados XII edições na Praça Roque Gonzales, sendo sua XIII Edição, no Parque de Eventos do muncípio.

O I Café de Cambona, teve o apoio da RBS TV, Canal 03, de Cruz Alta, teve  objetivo de resgatar as tradições e divulgar o município, o dia foi 18 de setembro de 1988, há 33 anos atrás, na praça Roque Gonzales, na Administração de Jauri Silva da Cunha, com o protagonista, Secretário de Administração Luis Leal, que trouxe o evento para o município.Por volta das 10 horas da manhã, teve show artístico com artistas locais como o poeta  e repentista José de Freitas Seratt, responsável pela condução do show, também Telmo Torres, Geraldo Anklam, Reduzino Malaquias patrimônio artística da 1° Querência do Rio Grande, tocando sua gaita de botão, Marines Siqueira e dos Guris Mauricio e Pimenta.
 Os gaúchos adotaram o costume vindo dos mascates, chegavam, faziam fogo e colocavam as cambonas com água para esquentar. Montavam um local parecido com um acampamento, desencilhavam os cavalos, tirando das malas de garupa o café. O café de cambona tem um forte cheiro agradável e conforme o tronco do brasão que se bota da um aroma diferente e um tempero a mais no café.
Colocavam a água a ferver na cambona, depois retirava do fogo e despejava dentro dela duas colheres de café em pó. Mexia com a ponta da faca até dissolver todo, ou com uma colher, depois voltava com a cambona ao fogo. Quando levantava nova fervura, retirava do fogo e colocava um tição aceso dentro do café, provocando uma ebulição. Mantinha o tição dentro do café por segundos. Com as costas da faca, dava algumas pancadinhas por fora, na cambona.
O último evento do Café de Cambona, foi realizado em 2018, no qual teve sua XIII edição, no parque de Exposições Delci Sommer da Trindade, localizado no Bairro Boa Esperança, através da Ciclovia que inicia-se no Sobrado Silva, no mesmo, obteve-se um total, aproximadamente de 25 mil pessoas, levando em consideração a greve dos caminhoneiros que estava em alta na época.
No evento, participam em média de 25 à 30 ranchos, sendo de comércios locais da cidade, os bolos fritos são variados, o tradicional conhecido como “chinelinho” é o principal, também tem de peixe, arroz, salame e alguns doces como de maracujá,  com o o acompanhamento do famoso Café de Cambona ou Café Tropeiro.
Alguns show que já passaram pelo palco das edições do Café de Cambona, tem como, em sua I edição estiverem José de Freitas Seratt, responsável pela condução do show, também Telmo Torres, Geraldo Anklam, Reduzino Malaquias patrimônio artística da 1° Querência do Rio Grande, tocando sua gaita de botão, Marines Siqueira e dos Guris Mauricio e Pimenta.
Nos demais, teve Mano Lima, Os Serranos, Elton Saldanha, Família Guedes, Família Ortaça, João Luiz Correa, Grupo Cordiona, Grupo Campeirismo entre demais.

Estaria previsto para ocorrer a XIV edição em 2020, a A Administração Municipal esteve na Expointer no mesmo ano, em Esteio, realizando a divulgação do evento, junto com a casa de madeira que é feito os ranchos, fazendo o café na cambona e os bolos fritos, portanto, logo a pandemia chegou com força,  tendo que ser cancelado assim com os demais eventos no estado e no Brasil.