Municípios da região das Missões são contemplados com R$ 1,5

• Recursos

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 17/07/2014 às 16:33   |   Imprimir

Doze municípios da região das Missões receberam R$ 1,5 milhão da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O valor corresponde aos repasses efetuados na primeira semana de julho. Deste valor, R$ 534,5 mil são pagamentos da Participação Popular e Cidadã (Consulta Popular), para programas como a Rede Cegonha, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ao atendimento de usuários de drogas e regionalização da saúde, além do investimento para informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

No total, foram repassados R$ 108 milhões para todo o Estado, sendo que R$ 49,1 milhões referem-se a investimentos em reformas e ampliação de serviços, aquisição unidades móveis de saúde, ambulâncias, vans e outros veículos, repasses para UPAs 24 horas; qualificação da estrutura de atendimento das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e pagamentos emergenciais para hospitais.

Completam o montante, recursos para assistência complementar, que permitem aos municípios a aquisição de insumos hospitalares para uso domiciliar, e valores do Programa de Saneamento (Prosan), que tem por objetivo promover ações visando atender às comunidades de baixa renda em situação de risco epidemiológico devido à falta de saneamento básico.

Os pagamentos relativos a programas da SES somaram R$ 16,3 milhões, que incluem repasses para a Rede de Urgência e Emergência, Saúde Prisional, Assistência Farmacêutica Básica, Rede Cegonha/PIM, ESF, linha de cuidado para atendimento de usuários de álcool, crack e outras drogas, e os incentivos para Centros de Especialidade Odontológicas e laboratórios regionais de prótese dentária.

Para a Rede SUS RS, que garante financiamento de equipamentos de informática e adequação elétrica das unidades básicas de saúde, foram pagos R$ 26 milhões para 136 municípios.

Relação de municípios contemplados nas Missões: Caibaté, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, Sete de Setembro, Vitória das Missões.

Luciane Moura

Central do Interior