Teste do pezinho... Para todos os bebês!

  • Teste do pezinho... Para todos os bebês!

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 30/07/2014 às 08:56   |   Imprimir

O Teste do pezinho é um teste fundamental para quem tem filho, pois é um exame laboratorial que pode detectar diversas doenças entre as que podem afetar o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

O nome científico do teste do pezinho é chamado triagem neonatal que detecta também doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que afetam o desenvolvimento da criança.  As mamães geralmente ficam com o coração na mão quando tem que levar seus bebês para o exame, pois estes normalmente chorampor conta da picadinha no calcanhar que a criança tem para colher o sangue, por isso é chamado de teste do pezinho.

O teste é feito com a colheita de sangue da região do calcanhar, pois é uma região rica em vasos sanguíneos e a picada é quase indolor. O bebê chora por ser uma nova sensação para ele. Existem diferentes tipos de teste do pezinho. No caso do Sistema único de Saúde (SUS) este institui Programa nacional de Triagem Neonatalque detecta as doenças fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito, a anemia falciforme e a fibrose cística.

 Há ainda a versão mais atual do teste do pezinho onde é possível identificar 30 doenças antes de seus sistemas manifestarem, mas que ainda não é disponível pelo SUS. Quanto maior número de doenças detectadas, mas caro é o exame. O teste é fundamental para o bebê para detectar de forma precoce algumas das doenças acima citadas.

Uma das doenças detectadas pelo teste do pezinho é a toxoplasmose congênitaque o bebê adquire com a mãe durante a gravidez e que quando adquirida no primeiro e segundo trimestre havendo riscos de sequelas graves, como a criança desenvolver uma infecção grave na retina ou problemas neurológicos. O tratamento precoce é fundamental para evitar ou diminuir que se tenham complicações futuras na saúde da criança.

Dicas

Não esqueça de buscar o resultado. Qualquer alteração no resultado, leve para o pediatra examinar.

Não se preocupe se tiver que repetir o exame. O teste do pezinho exige repetição para esclarecer o primeiro resultado, quando suspeito de normalidade ou quando o teste é realizado antes de 48 horas de vida.

Um resultado normal, mesmo no teste ampliado, não afasta a possibilidade de outras doenças neurológicas genéticas ou adquiridas. O teste não diagnostica, por exemplo, a síndrome de Down.

O teste do pezinho é um direito da mãe e da criança e é totalmente gratuito!

 

Texto e foto: Marisani Lopes - Enfermeira