Outubro Rosa Novembro Azul

• Outubro Rosa Novembro Azul

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 07/10/2014 às 08:49   |   Imprimir

A Secretária Municipal de Assistência Social, Rosana Nunes Schiavo, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, Márcia Adorno estão organizando o Momento AZUL e ROSA  em função do meses Outubro Rosa e Novembro Azul.

Outubro e Novembro. Dois importantes meses que através de campanhas tratam da prevenção do câncer. Tanto mulheres como homens foram alvos das mobilizações que estão ocorrem em todo mundo.

A Prefeitura Municipal de São Nicolau através das Secretarias de Saúde e Assistência Social aderiu à campanha de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa. Esse nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.

A campanha que teve início no ultimo dia 01 de outubro em todo o País se estende terminou dia 31, para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A Secretária de Saúde Márcia Adorno destaca que a campanha não visa apenas a mobilização, mas sim a prevenção. "Prevenir é o melhor remédio. E este é o objetivo do Outubro Rosa. Vamos fazer o possível para melhorar ainda mais a qualidade de vida das mulheres do nosso município", afirmou.

O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 40 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.

Terminando outubro, inicia-se Novembro com a adesão de mais uma campanha semelhante à campanha do Outubro Rosa, o Novembro Azul tem como foco a população masculina, incentivando a prevenção e alertando sobre a importância do diagnóstico precoce.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo. Estima-se ainda que 60 mil novos casos de câncer da próstata sejam diagnosticados no Brasil, em 2013, o que corresponde a um risco estimado de 62 casos novos a cada 100 mil homens.

O Novembro Azul é um movimento recente, porém já é realizado em outras partes do mundo. Simboliza a luta contra o câncer de próstata.