INTENSIFICAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA!

  • procurar a sala de vacinação até dia 22/12/2023, para que possamos avaliar sua caderneta.

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 18/12/2023 às 08:21   |   Imprimir

INTENSIFICAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA!

COMO JÁ TEVE CASOS DE FEBRE AMARELA EM MUNICÍPIOS VIZINHOS, O MINISTÉRIO DE SAÚDE RESOLVEU FAZER A INTENSIFICAÇÃO DA VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA.

O QUE É FEBRE AMARELA?

 A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

É uma doença de notificação compulsória imediata, ou seja, todo evento suspeito (tanto morte de primatas não humanos, quanto casos humanos com sintomatologia compatível) deve ser prontamente comunicado, em até 24 horas após a suspeita inicial, às autoridades locais competentes pela via mais rápida (telefone, fax, e-mail, etc). Às autoridades estaduais de saúde cabe notificar os eventos de febre amarela suspeitos ao Ministério da Saúde. Atualmente, a febre amarela silvestre (FA) é uma doença endêmica no Brasil (região amazônica).

IMPORTANTE:

Qualquer pessoa não vacinada, que se exponha em áreas de risco deve ter a vacina em dia. É fundamental cobertura vacinal de toda nossa população em todo o território nacional, esta é a principal forma de prevenir a febre amarela.

ESQUEMA VACINAL!

Dose: 0,5ml por via subcutânea

Dos 09 meses aos 04 anos, 11 meses e 29 dias: administrar uma dose aos 09 meses

de idade e um reforço aos quatro anos.

Pessoas a partir dos 05 anos de idade, não vacinadas: administrar dose única.

CONTRA INDICAÇÕES!

 Crianças menores de 06 meses, pacientes com imunodepressão

de qualquer natureza (transplantados, portadores de neoplasia, etc), história de

reação de hipersensibilidade grave relacionada a substâncias presentes na vacina,

história de anafilaxia a ovo de galinha.

OUTRAS REAÇÕES AO OVO DE GALINHA, QUE

NÃO CARACTERIZAM ANAFILAXIA, NÃO EXIGEM PRECAUÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO.

OBJETIVO DA INTENSIFICAÇÃO!

Avaliar as cadernetas de vacinação, ver se a pessoa tem o esquema correto da vacina, quem não tiver o esquema completo, estamos agendando a vacinação, pois o frasco dessa vacina é de 10 doses, portanto pedimos a compreensão de todos, é de extrema importância as pessoas tanto do interior como da cidade procurar a sala de vacinação até dia 22/12/2023, para que possamos avaliar sua caderneta.

OBSERVAÇÃO!

 Trazer cartão SUS, quem não tiver carteira de vacinas, Favor ir mesmo assim leve seus documentos para que seja verificado no sistema.

DÚVIDAS ENTRAR EM CONTATO COM O SETOR DE IMUNIZAÇÕES.

 FONE:3363-2130