ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA NO LUGAR EM QUE O RIO GRANDE NASCEU

• A Administração Municipal de São Nicolau através da Secretaria Municipal de Turismo, CTG Primeira Querência do Rio Grande e 32° Coordenadoria Regional de Educação, de São Luiz Gonzaga

Assunto: Turismo e Cultura  |   Publicado em: 12/09/2022 às 18:33   |   Imprimir

A Administração Municipal de São Nicolau através da Secretaria Municipal de Turismo, CTG Primeira Querência do Rio Grande e 32° Coordenadoria Regional de Educação, de São Luiz Gonzaga, organizaram o evento de marco histórico para as Missões.

Viva o Rio Grande! Viva as Missões! Era o som que se ouvia dos cavalarianos, comunidade local, imprensa e visitantes, na manhã do sábado (10), no Passo do Padre, Santo Izidro, em São Nicolau, na região das Missões /RS.
Com o tema Etnias do Gaúcho – Rio Grande, Terra de Muitas Terras, teve início a cerimônia de geração da centelha da Chama crioula, na localidade (Passo do Padre) em que o padre Roque Gonzales, rezou a primeira missa em solo rio-grandense, no ano de 1626, em São Nicolau.
Além disso, foi onde passou o primeiro gado que ingressou no Rio Grande do Sul pelo padre Cristóvão de Mendonça e Orelhana, no ano de 1634. Localizado às margens do Rio Uruguai, foi no Passo do Padre que nasceu o Rio Grande, sendo um local de relevância histórica e cultural para os Sete Povos das Missões.
Cerca de 100 cavaleiros, incluindo mulheres e crianças de diferentes idades, se apresentaram com maestria para o público, que correspondeu com muitos aplausos. Na sequência foi servido almoço na Hípica Jatuacá.
Contou com a presença de autoridades, como a Coordenadora Regional da Educação, Elenita Miranda, Prefeito de São Luiz Gonzaga Sidney Brondani, Prefeito de São Nicolau Ricardo Klein, Vice-prefeito Rafael Godois, Vereadores, entre outras autoridades da região.

A programação seguiu com o acendimento da Chama Crioula às 18 horas, no CTG Primeira Querência do Rio Grande, Missa Crioula às 19 horas e para finalizar em grande estilo tradicionalista, jantar dançante e tertúlia livre, já no domingo (11), houve café da manhã com o tradicional Café de Cambona e Bolo Frito, no CTG Primeira Querência do Rio Grande, após, os cavalarianos seguiram seu trajeto a São Luiz Gonzaga.
Fotos por Karin Schmidt – Porta das Missões e divulgação.