GRANDE PROJETO MISSÕES

• Na sexta-feira (14) esteve em São Nicolau, os Arqueólogos Cristiano de Jesus e Filipe Pompeu....

Assunto: Turismo e Cultura  |   Publicado em: 21/10/2022 às 15:17   |   Imprimir

GRANDE PROJETO MISSÕES

Na sexta-feira (14) esteve em São Nicolau, os Arqueólogos Cristiano de Jesus e Filipe Pompeu, realizando trabalho de campo no município de São Nicolau, procurando vestígios do 1° Ciclo Missioneiro, no qual a Fundação de San Nicolás del Piratini, foi o primeiro (1626), também, acompanhados com a Secretária de Turismo, Andreia Maciel, Secretário de Saúde, Vilson Saturno (que apresentou lugares qual há relatos de vestígios) e registrando o processo Assessor de Imprensa Thiago Silva.

Ao total, foram visitadas 06 localidades: Santo Isidro, Rincão do Conde, Arroio Jogador, Gere, Pórtico e Diri Martins. Foram encontrados alguns vestígios já do 2° Ciclo, no qual a Arqueóloga Raquel Rech, responsável pelas escavações no Sobrado Silva, acompanhou contribuindo com a identificação de resquícios construtivos, possivelmente relacionados a uma das capelas que existiam nas lavouras missioneiras, comumente dedicadas a Santo Izidro Lavrador, padroeiro das plantações.
A AMM – Associação dos Municípios das Missões, juntamente com o Grande Projeto Missões, uniram-se com o objetivo de estabelecer bases prévias para as pesquisas arqueológicas na região. Isto significa considerar uma explanação de alguns eventos principais que influenciaram a paisagem e as locações estruturais das reduções de forma a obter indícios documentais de evidências arqueológicas para cada caso.
No momento, é apresentado a primeira questão, sobre as doutrinas que influenciaram o modo de ocupação e a construção das estruturas no lugar, aproveitando para distribuir as restantes na descrição objetiva de cada redução.
É claro, isto não significa que todas as reduções chegaram a desenvolver plenamente cada uma destas estruturas; ainda mais na primeira fase. O mais adequado seria considerar que, a partir das necessidades e possibilidades de cada contexto, houvesse uma preferência primordial pela igreja e casa dos padres. A partir delas, e da existência de uma praça central, se projetaria, para o momento ou depois, toda a malha futura da redução.

A Administração Municipal agradece à todos os moradores que, encarecidamente receberam para os trabalhos de estudo com muita hospitalidade.