PROJETO ARQUEOLÓGICO DO SOBRADO SILVA EM SÃO NICOLAU

• A expectativa é que em São Nicolau vestígios desses mesmos graus de importância também possam ser encontrados durante as pesquisas arqueológicas no Sobrado Silva.

Assunto: Turismo e Cultura  |   Publicado em: 16/11/2022 às 11:22   |   Imprimir

PROJETO ARQUEOLÓGICO DO SOBRADO SILVA EM SÃO NICOLAU

A Administração Municipal através da Secretaria de Planejamento elaborou projeto de restauro do Sobrado Silva, erguido no ano de 1903 pela família Silva, sendo em uma das suas dependências que nasceu o primeiro CTG de São Nicolau, fundado pelo saudoso Capitão João Silva em 1965.

Em 2003 passou a integrar a lista dos 100 monumentos em risco em Âmbito Mundial. Em 2013 foi tomado como Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul pelo IPHAE.
A Arqueóloga Raquel Rech está hospedada em São Nicolau e ficará durante 15 meses, para realizar escavações no Sobrado Silva, no intuito de localizar remanescentes históricos dispostos ao chão e soterrados ao passar dos anos no entorno do prédio.
Em entrevista, Raquel Rech diz sentir-se imensamente honrada de retornar para o solo missioneiro e poder realizar um projeto arqueológico em São Nicolau, e ainda complementa: “cujo território de altíssimo potencial arqueológico abriga vestígios do I° e do II° Ciclo Missioneiro, além de vestígios pré-históricos e da ocupação recente após o repovoamento luso-brasileiro e imigrante ocorrido a partir do séc. XIX no local”.
O objetivo da Arqueóloga na Primeira Querência é de proceder com o Projeto de Prospecção e Monitoramento Arqueológico das Obras de Recuperação do Sobrado Silva, em atenção a legislação arqueológica nacional.
Em paralelo à pesquisa arqueológica uma equipe de restauro arquitetônico conduzirá as obras do chão para cima e trará de volta o Sobrado Silva para o usufruto da comunidade que o reutilizará enquanto um centro cultural que abrigará também a nova sede da Biblioteca de Estudos Missioneiros, além de contar com um novo auditório anexo e uma nova área de convivência em seu pátio.
Já o projeto de monitoramento arqueológico das obras, será realizada em toda a área do terreno, na qual serão realizadas uma série de diferentes inspeções em subsolo em busca de vestígios de ocupações pretéritas no local.
Raquel salienta sobre as escavações que aqui serão realizadas: “Há grandes possibilidades de encontrarmos vestígios tanto do passado pré-histórico, bem como do passado reducional e, também, remanescentes relacionados à ocupação do Sobrado Silva com inúmeros vestígios da vida material da virada do séc. XIX para o séc. XX no local.”, e sobre o ponto de vista turístico concluí: “Ainda colocando-me na posição de turista, vejo que há grandes incrementos e que a municipalidade tem se esforçado na capacitação de recursos humanos para atenção ao turista, belíssimos folders e um grande repertório de pontos turísticos para atrair os visitantes”.
Com uma vasta experiência profissional, a arqueóloga já participou de grandes e importantíssimas escavações no Brasil e exterior, destacando 8 expedições internacionais do "Projeto Apollonia" (parceria UFRGS-USP-Tel Aviv University), no sítio de Apollonia-Arsuf, em Israel, um sítio do tipo tel com diferentes ocupações desde o calcolítico, passando pelo período fenício, helenístico, romano, bizantino, muçulmano e cruzado. No Brasil carrega a experiência de ter coordenado inúmeras escavações, destacando o "Programa de Acompanhamento e Monitoramento Arqueológico das Obras de Modificações na Praça Pinheiro Machado, Sítio Arqueológico da Antiga Redução de Santo Ângelo Custódio" (subsidiado pela Prefeitura de Santo Ângelo), que descobriu desde líticos lascados pré-históricos que remontam a até 8.000 anos a.C., além de uma vasta diversidade de remanescentes do período missioneiro (séc. XVIII), bem como uma vasta gama de material relativo ao repovoamento ocorrido na região (séc. XIX); e o "Programa de Monitoramento Arqueológico das Obras de Requalificação da Praça Matriz no Centro-Histórico de Porto Alegre", que também resgatou vestígios guaranis e afro-brasileiros, além de um vasto repertório de remanescentes da cidade no séc. XIX.