TROPEIROS PASSAM POR SÃO NICOLAU NESTA TERÇA-FEIRA (21).

Nesta segunda-feira, 20 de março, chegaram em São Nicolau, tropeiros vindo de Cerro Largo, realizando o percurso que os Tropeiros percorriam séculos atrás no estado do Rio Grande do Sul.
Acompanhados pelo vereador Rubens Vargas, referência nas cavalgadas do município, chegaram em frente ao Centro Administrativo, recepcionados pelo Prefeito Ricardo
Klein e vice-prefeito Rafael Godois.

Com saída do município de Cerro Largo, passando em municípios como Caibate, Porto Xavier, São Nicolau, Marques de Souza, percorrendo assim a rota que os antigos Tropeiros faziam.
O tropeirismo é parte importante da formação gaúcha, pois permitiu a integração do Sul do país à economia nacional. Primeiro com o comércio de mulas para o transporte de cargas, no final do século XVII e, depois, com a exploração e venda do gado que era levado da campanha e do litoral gaúchos para São Paulo.
Hoje, essas tropeadas vivenciam e relembram a cultura gaúcha de mais de um século atrás, bem como, os tropeiros levantavam acampamento e faziam o Café Tropeiro ou Café de Cambona, para recarregarem suas energias para assim, continuarem o percurso, como, na Primeira Querência do Rio Grande do Sul, Capital Gaúcha do Café de Cambona, é realizado este evento a cada dois anos, tendo sua próxima edição em 2024, XIV Café de Cambona, no último domingo do mês de maio.

Antigamente, a tropeada era a única maneira de transportar os animais comercializados.