ARQUEÓLOGO FILIPE POMPEO REALIZA PALESTRAS ARQUEOLÓGICAS DO PRIMEIRO CICLO MISSIONEIRO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL

• O Arqueólogo Filipe Pompeu, palestrou nos dias 11 e 12 de julho

Assunto: Turismo e Cultura  |   Publicado em: 20/07/2023 às 08:54   |   Imprimir

O Arqueólogo Filipe Pompeu, palestrou nos dias 11 e 12 de julho, na escola Municipal de Ensino Fundamental - Padre Cristóvão de Mendonça e Escola Estadual de Educação Básica - Maria Seggiaro Hoffmann - sobre o tema: 1° Ciclo Missioneiro.

As palestras foram conduzidas pelo Filipe, que apresentou às turmas de ensino fundamental e ensino médio, da rede municipal e estadual, as respectivas descobertas de vestígios jesuítico-guarani, bem como, a história de São Nicolau no 1° Ciclo Missioneiro, abrangendo localidades na cidade e no interior.

Trabalho este, em conjunto com o grande projeto Missões e AMM - Associação dos Municípios das Missões - em que os arqueólogos Filipe Pompeu e Cristiano de Jesus, realizaram diversos trabalhos de prospecção arqueológica referente ao Primeiro Ciclo Missioneiro, já desenvolvido desde o ano de 2022, com a colaboração de vários moradores da comunidade, dispondo de suas localidades, supostamente identificadas como possíveis locais para as pesquisas e grande parte dos estudos em campo, foram acompanhados pela equipe da Sec. Municipal de Turismo e Cultura.

Contudo, ainda no decorrer deste ano, serão realizadas outras palestras e apresentações a rede escolar, englobando a comunidade em geral aos respectivos estudos. A Administração Municipal agradece a disponibilidade das indicações e toda a narração com a comunidade de possíveis locais para escavação.