• SECRETÁRIA DE ESTADO DE CULTURA REALIZA VISITA TÉCNICA EM SÃO NICOLAU PARA ACOMAPANHAR AS OBRAS DE RESTAURO DO SOBRADO SILVA

Assunto: Turismo e Cultura  |   Publicado em: 11/12/2023 às 14:22   |   Imprimir

A Administração Municipal através da Secretaria de Turismo e Cultura, receberam neste sábado (09), a Secretária de Estado de Cultura – Beatriz Araújo em São Nicolau, realizou visita técnica das obras do restauro do Sobrado Silva.

O Prefeito Municipal - Ricardo Klein, Vice-prefeito - Rafael Godois, Secretária de Turismo e Cultura – Andreia Maciel, Ex-secretário de Planejamento Lori Schiavo, Secretária de Saúde – Elize Araújo, Arquiteta Aline Dias e a Arqueóloga Raquel Rech, recepcionaram a Comitiva da SEDAC, na Sala de Exposições Arqueológicas “Fragmentos de Uma Antiga Civilização”, na Secretaria de Turismo e Cultura, diversos assuntos ligados na pasta da cultura foram abordados com a Secretária de Estado da Cultura – Beatriz Araújo, como aprovação de 03 projetos do Setor Cultural, os quais serão executados a partir de 2024, e claro, procederam acerca do Sobrado Silva. Beatriz, cumpriu agenda desde quarta-feira (06) na Região das Missões, representando o Governador Eduardo Leite, como no evento “"40 anos da Declaração das Missões Jesuíticas dos Guaranis como Patrimônio Mundial UNESCO", em São Miguel das Missões. Visitou os demais municípios, bem como, as obras do Restauro do Sobrado Silva, que teve início dia 12 de dezembro com a empresa Arquel Consultoria em Arqueologia, responsável por escavações para estudos laboratoriais. Todas as peças encontradas estão sendo analisadas e expostas. Já o Estúdio SARASÁ é responsável pela execução das obras de recuperação arquitetônica, que iniciou os respectivos trabalhos no mês de abril de 2023, assim como a execução de todo o complexo do Sobrado Silva, bem como, a casa anexa ao lado em que será a Secretaria de Turismo e Cultura, a construção de um auditório que já está em andamento, para um complexo cultural, uma área de lazer no pátio dos fundos, que servirá para a comunidade sãonicolauense poder usufruir do espaço com sombras, interligando assim a natureza, cultura e turismo como um todo.

Contudo, na área interna do Sobrado Silva, terá exposição/memorial da Família Silva e uma biblioteca. A expectativa para a conclusão do restauro é até o ano de 2024.