• DIA DO PADROEIRO DA PRIMEIRA QUERÊNCIA DO RIO GRANDE - SÃO NICOLAU 06 DE DEZEMBRO

Assunto: Administração  |   Publicado em: 07/12/2023 às 09:18   |   Imprimir

Este santo nasceu no ano 275, na Turquia, e era de família rica e de profunda oração. Ainda jovem ficou órfão e partilhou a herança com os necessitados e pobres.

Tornou-se sacerdote e evangelizou os pagãos. Com a morte do bispo de Mira, Nicolau foi eleito sucessor. Conquistou a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração e carisma de milagres em favor, sobretudo, dos enfermos. Foi preso, torturado e condenado à morte, por causa da perseguição dos cristãos, mas salvou-se.
São Nicolau de Mira faleceu no ano de 343. Nos Países Baixos, em geral, nos territórios germânicos, a festa invernal de São Nicolau (em holandês “Sint Nikolaas” e depois “Sinteklaas”) e, de modo particular, a sua proteção das crianças, deram origem à tradição infantil da espera de presentes, pela sua bondade e afeição com as criança, logo relatos se popularizaram, associando-o ao bom velhinho “Papai Noel”, com um saco de presentes nas costas e no município de São Nicolau, dia 06 de dezembro torna-se feriado por lei municipal, em comemoração ao santo padroeiro da cidade, também, há uma imagem de São Nicolau feita no período Jesuítico Guarani, que havia desaparecida há mais de 60 anos, recuperada em 2017 e exposta na Igreja Católica de São Nicolau.

Este santo é invocado contra os perigos de incêndios e padroeiro dos marinheiros também.