EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS FOI REALIZADO NA TERÇA-FEIRA (28) E CHAMOU ATENÇÃO PARA OS RESPECTIVOS ASSSUNTOS DESENVOLVIDOS

• A Exposição de Trabalhos ocorreu no CTG Primeira Querência do Rio Grande, durante manhã e tarde. Foi aberta ao público para visitarem.

Assunto: Educação  |   Publicado em: 30/11/2023 às 10:20   |   Imprimir

A Administração Municipal através da Secretaria de Educação, realizou na terça-feira (28), a Exposição de Trabalhos - culminância de projetos escolares desenvolvidos nas escolas da rede municipal de ensino, no decorrer do ano letivo.

O objetivo foi compreender a culminância dos seguintes projetos desenvolvidos: projeto de leitura e escrita, de alfabetização, consciência negra, produções de materiais pedagógicos, arte, confecção de cartazes, jogos, hora do conto, cultura afro-brasileira, alimentação saudável e projeto do refeitório. Ainda no período da manhã, aconteceu um teatro da turma do 3° Ano da Escola Padre Cristóvão de Mendonça, que ressaltou sobre as identidades culturais e promoveu a reflexão do resgate da identidade negra. O teatro encenou a chegada do transporte de escravos vindos da África e a dança de origem Africana ¨Capoeira¨. Incentivando assim o gosto e o respeito pelas diferentes culturas e etnias.

No evento, foi exposto alguns trabalhos feitos pelos alunos da Professora de Artes – Nidia Batista, como desenho do Sobrado Silva, Café de Cambona e amostra de “estátuas humanas” com os alunos, representando figuras importantes na história do Brasil e da arte.

A exposição dos trabalhos de outras turmas, retratam cultura afro-brasileira, identidade negra e consciência negra através de cartazes. Os desenhos de artistas importantes para a história do País chamaram atenção, como a ícone do Jornalismo Brasileiro: Glória Maria, cantora e compositora Elza Soares, o jogador de futebol mais famoso do mundo durante a Copa do Mundo FIFA de 1966 – Pelé, Rapper Emicida, Ginasta Brasileira Campeã Mundial das olímpiadas de 2022 - Rebeca Andrade, entre outros ícones do Brasil, além de frases sobre a conscientização do racismo.

A elaboração e exposição de trabalhos, é uma ferramenta que permite aos educandos acessar diferentes maneiras de aprender e desenvolver novas competências e habilidades, facilitando assim o ensino aprendizagem, além da conscientização de diferentes etnias e culturas.