SETEMBRO AMARELO

• SETEMBRO AMARELO

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 23/09/2022 às 10:44   |   Imprimir

SETEMBRO AMARELO

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma palestra alusiva ao suicídio, referente ao mês de Setembro Amarelo, nesta quarta-feira (21).

A saúde mental não é um tema atual, mas é na atualidade que ganha destaque. Em 2001 a saúde mental é incorporada nas políticas públicas de saúde, e a partir de então, o governo passa a ter responsabilidade e poder para fazer cumprir a legislação que garante o tratamento digno as pessoas com transtornos mentais.
Deste modo também se vincula a necessidade de envolver a família no tratamento individualizado e grupal destes pacientes, visando a participação social dos portadores de doenças mentais e psíquicas.
Deste modo o NAAB (Núcleo de Apoio à Atenção Básica), trabalha integrado com a Atenção Primaria em Saúde, ampliando o cuidado, e articulando ações de promoção e prevenção em saúde destes usuários.
Em concomitância a campanha Setembro Amarelo do ano de 2022, que tem por lema: A vida é a melhor escolha!, convidou-se profissionais renomados para abordar este assunto e compartilhar de suas vivencias diárias em busca da valorização da vida.

Os Profissionais convidados atuam em saúde mental, na unidade hospitalar, sendo eles: Assistente Social-Mirian Cruz, Psicólogo-José Nicolau Santos e a Estudante Universitária do curso de Psicologia- Letícia Soares Vieira.