SÃO NICOLAU CONTINUA NA REORGANIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS APÓS TEMPORAIS DEVASTADORES, ALÉM DE EXCESSO DAS CHUVAS QUE CAUSAM GRANDES PREJUÍZOS EM ESTRADAS DO MUNICÍPIO

• Após inúmeras tempestades que assolaram diversos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, São Nicolau continua na reconstrução de diversos espaços públicos.

Assunto: SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA  |   Publicado em: 19/01/2024 às 13:26   |   Imprimir

No dia 03 de outubro de 2023, São Nicolau foi devastado por uma tempestade de granizo, deixando mais de 600 casas destruídas. O cenário era caótico, inúmeras residências destruídas, estoques de lona terminaram rapidamente e a chuva continuava... munícipes na chuva dentro das suas próprias casas, além de infraestruturas públicas do município comprometidas como as escolas municipais, que tiveram que entrar em recesso. Foram cenas de terror, desespero, medo e tristeza, o que marcará a vida dos sãonicolauenses.
Iniciou-se então, um intenso trabalho da Administração Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, 4RCB Dragões do Rio Grande, Brigada Militar, doadores e voluntários, que de imediato mobilizaram para ajudar os afetados.
Já recentemente, 29 de dezembro de 2023, novamente São Nicolau entra em um cenário devastador e desolador. O vento atingiu mais de 150km/h, concentrando principalmente no centro da cidade, com danos significativos. Arrancou telhados e zincos, atingindo casas que haviam recuperado do episódio anterior do granizo. Estima-se que mais de 200 residências foram prejudicadas, considerando que desta vez, o prejuízo foi menor nos bairros.
Além disso, um dos maiores problemas, foi a falta de energia elétrica. Dois dias de problemas na rede elétrica, telefônica, visto que minoria conseguiu sinal nos celulares (diversos familiares dos moradores, ficaram sem notícias de seus entes, o que causou desespero para aqueles que assistiam de fora o caos que estava) já o abastecimento de água seguiu mais alguns dias até normalizar toda a situação.
Diversas equipes da Administração Municipal ainda estão empenhadas, após dias do ocorrido, considerando as centenas de árvores arrancadas, maioria com as raízes inteira, como exemplo da ERS 561, que dá acesso ao município, ficando totalmente obstruída por árvores gigantes, bem como, diversas ruas do município. A Praça Roque Gonzales e a Pedro Osório, ficaram totalmente destruídas. A ornamentação natalina principal, situada na Praça Roque Gonzales, foi comprometida por inteira, calçadas destruídas e árvores históricas arrancadas, bem como os prejuízos em prédios públicos. Apesar de tudo, apenas uma pessoa sofreu ferimentos leves. Foi decretado Situação de Emergência, conforme Decreto Municipal N° 3168, de 02 de janeiro de 2024 - decreta situação de emergência nas áreas do município afetadas por tempestade local/convectiva/vendaval.
Ainda, contudo, as tempestades de chuva da última terça-feira (16), degradaram diversas estradas dos interiores do município, além de pontes e bueiros. Balsas tiveram seu funcionamento suspenso e algumas continuam até o momento. Em menos de 48 horas, a quantidade de chuva era superior à média esperada para todo o mês de janeiro, o que degradou totalmente as estradas, dificultando o acesso ao município, situação esta, que a Administração Municipal luta para diminuir e controlar os impactos na vida dos moradores, considerando a quantidade de interiores e a demanda de maquinários, funcionários e a excessiva chuva, que não dá trégua.

O munícipio segue com todas as equipes trabalhando diariamente, para reorganizar os espaços públicos, como a Praça Roque Gonzales, uma das mais afetadas, onde está localizado o Sítio Arqueológico (a remoção das árvores seguiu as normas do escritório do IPHAN – Missões, sendo que ainda há árvores para remoção, mas seguirá com a equipe de técnicos do IPHAN), ponto turístico que atraí pessoas de diversos países e movimenta a economia local, além de residências do município afetadas e as estradas do interior.