Grupo de produtores realiza viagem técnica a propriedades do PR e SC

Na semana que passou entre os dias 29 de julho e 01 de agosto o Secretario Municipal de Agricultura Pablo Gonzatto acompanhado de um grupo de produtores que integram o Projeto PISA Missões de São Nicolau realizaram viagem técnica ao Estado do Paraná, visitando propriedades na cidade de Castro e em Santa Catarina na cidade de Friburgo.

Em Friburgo o grupo visitou uma unidade demonstrativa dentro do Assentamento São João Maria, instalada a mais ou menos um ano e meio, a partir da visita realizada pelo Prefeito e Secretario de Agricultura daquela cidade, em São Nicolau junto a Granja Ortiz, por oportunidade de um Dia de Campo do projeto Pisa. Lá o grupo verificou a evolução da propriedade, que a partir de recursos investidos em genética, correção de solo e melhoria de pastagens, todos ferramentas do PISA, em torno de 20% de rentabilidade na produção de leite.

Já em Castro a visita aconteceu em um CTP – Centro de Treinamento para Produtores cujo foco é treinar produtores e seus rescpectivos funcionários para manuseio da pecuária de leite, em todas as esferas dentro da propriedade. Neste centro, o grupo pode vivenciar duas realidades: uma grande propriedade e uma propriedade pequena, onde ambas são rentáveis, porém a pequena se utiliza de mão de obra familiar e totalmente manual, e a grande propriedade altamente mecanizada e contando com mão de obra terceirizada. Ainda em Castro, o grupo visitou a Cooperativa Castrolanda, a qual compra a produção de leite de boa parte dos produtores do PR, sendo que a mesma oferece assistência técnica e insumos aos produtores e ainda um leque de insentivos para os produtores aumentarem suas produções.

O grupo também realizou visita a mais três propriedades, onde uma delas destaca-se totalmente da realidade dos produtores de São Nicolau, por produzir com sistema free stall que significa um sistema de produção onde os animais ficam totalmente confinados em ambiente climatizado e cama especial.

O Secretário Pablo avalia a viagem como altamente proveitosa tanto para ele, quanto para o grupo que o acompanhou, julga inclusive que mais viagens técnicas devem ser realizadas, para que os produtores, vivenciem novas experiências, e também troquem experiências. O Secretário volta motivado para disseminar seu conhecimento com sua equipe de trabalho e alavancar ainda mais o setor produtivo de leite no Município de São Nicolau.

Texto: Ana Paula