ESCULTURA FEITA POR ARTISTA SÃO-NICOLAUENSE É ENTREGUE PELO GOVERNADOR DO ESTADO DO RS AO PAPA NO VATICANO

  • As réplicas das ruínas de São Miguel e da Cruz Missioneira, entregues nesta quarta-feira (17) pelo governador Eduardo Leite ao Papa Francisco, foram esculpidas por Regesmar Martins, conhecido como Diri Martins, do município de São Nicolau. Ele doou a escultura para o Governo do Estado. O presente foi feito a partir de pedra de areia, material abundante nas Missões.

    Assunto: ARTISTAS  |   Publicado em: 17/04/2024 às 12:27   |   Imprimir

ESCULTURA FEITA POR ARTISTA SÃO-NICOLAUENSE É ENTREGUE PELO GOVERNADOR DO ESTADO DO RS AO PAPA NO VATICANO
 
As réplicas das ruínas de São Miguel e da Cruz Missioneira, entregues nesta quarta-feira (17) pelo governador Eduardo Leite ao Papa Francisco, foram esculpidas por Regesmar Martins, conhecido como Diri Martins, do município de São Nicolau. Ele doou a escultura para o Governo do Estado. O presente foi feito a partir de pedra de areia, material abundante nas Missões.
 
O artista Diri Martins vende suas artes para todo o Rio Grande do Sul, já na Região Missioneira, é possível encontrar facilmente suas esculturas, como a Cruz Missioneira e outros modelos de suas criações inspiradas em lembranças dos Sete Povos das Missões. O governador convidou Francisco para visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos da chegada dos jesuítas Estado. Francisco é o primeiro sumo pontífice jesuíta. O convite foi feito na manhã desta quarta-feira (17), no Vaticano, durante audiência geral.
Na conversa com o papa, Leite presenteou Francisco com a escultura feita em São Nicolau, além de camisas do Grêmio, Internacional e Brasil de Pelotas. "Foi uma conversa muito gentil, muito amável, do papa conosco. Ele agradeceu pelos presentes e pelo convite e também lembrou que ele já esteve muitas vezes na cidade de Pelotas, onde um tio dele morou", relatou o governador.
 
São Nicolau foi fundada em 03 de maio de 1626. Em 2026 estará completando 400 anos de história junto com todo o Estado, memorizando o motivo de ser: A Primeira Querência do Rio Grande.