PROGRAMA VOLTA POR CIMA JÁ ESTÁ NO AR

• Já está no ar o Programa Volta Por Cima, que disponibiliza aos cidadãos atingidos pelos efeitos do ciclone extratropical um auxílio emergencial.

Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 14/09/2023 às 07:53   |   Imprimir

PROGRAMA VOLTA POR CIMA JÁ ESTÁ NO AR

AS PESSOAS AFETADAS PELA ENCHENTE, estão sendo cadastradas pelo Estado por meio das equipes municipais de Assistência Social, para recebimento de auxílio financeiro de R$ 2,5 mil POR FAMÍLIA desalojada ou desabrigada. Já os R$ 700,00 são para famílias atingidas, ou seja, que tiveram dano parcial na residência, mas que nela permanecem, salientando que o valor não é individual e sim para toda família que se encaixa nos requisitos. O valor será depositado no Cartão Cidadão. Mais da metade do grupo inicial de famílias não possui o Cartão Cidadão e ainda terá a primeira via emitida automaticamente pelo Banrisul. Aproximadamente uma centena já teve o cartão emitido, mas ainda não foi realizada a retirada na agência bancária.

É preciso cumprir também outros requisitos: o município ter sido incluído nos Decretos Estaduais nº 57.177 (06/09/2023) e 57.178 (10/09/2023), que declaram calamidade, ou ter editado decreto próprio e obtido homologação pelo Estado; e, ainda, a família constar no Cadastro Único (CadÚnico) na condição de pobre ou extremamente pobre.