PROGRAMA VOLTA POR CIMA JÁ ESTÁ NO AR NOVAMENTE

• O Programa Volta Por Cima está de volta, ele disponibiliza aos cidadãos atingidos pelos eventos climáticos, um auxílio emergencial.

Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 08/11/2023 às 08:44   |   Imprimir

PROGRAMA VOLTA POR CIMA JÁ ESTÁ NO AR NOVAMENTE

AS PESSOAS AFETADAS PELOS EVENTOS CLIMÁTICOS entre os meses de agosto e outubro de 2023, já poderão ser cadastradas por meio das equipes municipais de Assistência Social, para recebimento de auxílio financeiro de R$ 2,5 mil POR FAMÍLIA DESassALOJADA OU DESABRIGADA.
Já os R$ 700,00 são para famílias atingidas, ou seja, que tiveram dano parcial na residência, mas que nela permanecem, salientando que o valor não é individual e sim para toda família que se encaixa nos requisitos. O valor será depositado no Cartão Cidadão do Banrisul.
Mais da metade do grupo inicial de famílias não possui o Cartão Cidadão e ainda terá a primeira via emitida automaticamente pelo Banrisul. Aproximadamente uma centena já teve o cartão emitido, mas ainda não foi realizada a retirada na agência bancária.

É preciso cumprir também outros requisitos: o município ter sido incluído nos Decreto Estadual nº 57.280 (26/10/2023), que declaram situação de emergência ou ter editado decreto próprio (DECRETO MUNICIPAL N° 3150, de 04 de outubro de 2023) e obtido homologação pelo Estado; e, ainda, a família constar no Cadastro Único (CadÚnico) na condição de pobre ou extremamente pobre.