268 ANOS DA MORTE DO GUARDIÃO DAS MISSÕES: SEPÉ TIARAJU

  • Em homenagem ao guardião das Missões, São Nicolau tem uma rua com seu nome “Rua Sepé Tiarajú”, próximo a Coopatrigo do município.

    Assunto: Turismo e Cultura  |   Publicado em: 08/02/2024 às 08:59   |   Imprimir

NESTA QUARTA-FEIRA (07) COMPLETAM-SE 268 ANOS DA MORTE DO GUARDIÃO DAS MISSÕES: SEPÉ TIARAJU
 
Nesta quarta-feira (7) completam-se 268 anos que morreu Sepé Tiaraju, assim, comemora-se também o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, que foi instituído em 2008 para relembrar sua morte, em 1756, da liderança guarani Sepé Tiaraju.
 
Sua morte na Guerra Guaranítica ocorreu em São Gabriel - RS perto do local da Batalha de Caiboaté. Lá foram dizimados 1.500 guaranis que lutavam em defesa de sua terra, suas culturas agrícolas e seu gado, resistindo aos exércitos português e espanhol, num dos primeiros genocídios de nossa história. A história oficial chama de batalha, mais como um massacre, houve apenas dez baixas entre os exércitos conquistadores, em que Sepé morreu defendendo as terras missioneiras, atingido nas costas por uma espada de um soldado português e morto com um tiro pelo Governador de Montevidéu, o espanhol José Joaquim Viana, que antes matá-lo, disse: “Eu me senti honrado por ter alguém tão bravo como inimigo”.
 
Em homenagem ao guardião das Missões, São Nicolau tem uma rua com seu nome “Rua Sepé Tiarajú”, próximo a Coopatrigo do município.